Como Funciona o Benefício Previdência?
Fazer uma previdência privada significa investir em um futuro mais tranquilo, confortável e seguro. Cada vez mais, fica óbvio que depender apenas do Governo Federal não é uma garantia de passar bem os anos finais de sua vida. Nesse sentido, é preciso criar um caminho alternativo.
A previdência privada foi muito falada nos dois últimos anos no Brasil. Tudo por conta da Reforma da Previdência, projeto apresentado pelo Governo Federal junto ao Congresso Nacional.
Durante as discussões, os planos de previdência complementar foram apresentados por muitos especialistas como uma alternativa importante para completar a renda de aposentadoria, especialmente após longos anos de trabalho.
Antes de optar por qualquer uma das possibilidades de previdência privada disponíveis hoje no mercado é preciso analisar bem o momento de vida do cliente e as alternativas disponíveis.
O resgate de um investimento desse tipo no curto prazo tende a não ser a melhor opção, devido ao imposto de renda cobrado. Também é preciso estar atento à taxa de administração cobrada pelos bancos, que aliadas aos impostos cobrados podem reduzir de forma significativa os ganhos dos clientes.
São muitas as questões a serem observadas, mas aos poucos você verá que um plano de previdência privada não é nenhum bicho-papão e deve estar entre as alternativas consideradas, especialmente quando se fala em aplicações de longo prazo
Vantagens e Benefícios
Entre as vantagens por quem optar por planos de previdência privada, estão:
- Benefício fiscal em caso de declaração pelo formulário completo do Imposto de Renda: como dissemos anteriormente, ao optar por um PGBL o plano permite a dedução das contribuições em até 12% da renda bruta anual.
- Poupar a longo prazo: sim, muitas vezes o mais difícil no mundo dos investimentos é criar a cultura de economizar e investir e os planos de previdência privada estão entre os que melhor incentivam esse tipo de movimento no interessado.
- Possibilidade de resgate total ou em valores mensais: ao final do período determinado para a aplicação, a forma de resgate pode ser escolhida pelo cliente, o que é uma vantagem quando comparada a outras modalidades.